Google Chrome – Chromecast

Novo produto da Google promete fazer sucesso expressivo em pouco tempo, se trata do Chromecast, produto com pré venda esgotada nos Estados Unidos, o Chromecast pode ser utilizado através do Google Chrome, saiba como! Leia mais em Google Chrome – Chromecast.

A Google anúncio recentemente um novo produto, é o Chromecast. Este é um adaptador que leva imagens e áudio de um dispositivo móvel como celulares, tablet e computador pessoal, direto para a tela da TV. Seu formato é similar ao de um pendrive e ele fica conectado na entrada HDMI do televisor. A transmissão das imagens acontece através de uma rede sem fio. Netflix, YouTube e o browser Chrome são alguns dos aplicativos compatíveis com o Chromecast, todos contam já com um botão Cast (transmitir), basta clicar e a transmissão se inicia. O Chromecast funciona com aparelhos iPhone, iPad, PCs com Windows, Mac, tablets e smartphones com Android.

Google Chrome - Chromecast

O compartilhamento das imagens é feito através de um streaming que garante a passagemdas imagens dos dispositivos móveis com acesso a internet para o televisor. Ele funciona de forma simples e o baixo custo de produção faz com que ele custe US$ 35, no Brasil o equivalente a 80 reais. Porém o produto é vendido apenas nos Estados Unidos e ainda não existe previsão para chegar a outros países de forma oficial. A compra pode ser feita no Google Play, porém durante sua pré-venda este teve seu estoque esgotado. Agora, mesmo quem não tenha uma conexão tão rápida em casa pode assistir vídeos do Youtube ou Netflix na tela da televisão, que sem dúvidas é maior e com melhor resolução.

Suveer Kothari

Caso a tv não possua entrada HDMI é possível conectar o Chromecast na entrada USB, ou usar um adaptador USB. Dentro do aparelho está instalado uma versão simples do navegador Chrome, assim fica fácil sincronizar a TV com a rede Wi-fi. Basta então entrar no Google Chrome do seu computador ou no Youtube do seu celular, acessar o vídeo e apertar Cast para iniciar a transmissão. Hoje já existem produtos similares no mercado, porém o Chromecast chegou para ser um produto acessível para todos e se mostra mais funcional já que aceita os mais variados sistemas ou o navegador Chrome.

Quando usar um app que recebe sinal streaming o conteúdo é enviado via nuvem para o Chromecast. Dessa forma o vídeo não precisa passar pelo dispositivo móvel, o que ajuda a economizar a bateria do celular ou tablet. Enquanto a transmissão é feita é possível mexer em outras funções do dispositivo. No futuro o Chromecast poderá ter a sua tecnologia já embutida nos televisores. E para os brasileiros que não querem esperar pela novidade, no site MercadoLivre já existem ofertas do adaptador por preços que variam de 175 a 280 reais.

Utilizando Chromecast no Google Chrome

O Navegador Google Chrome já é intimo dos brasileiros, no país ele é o navegador mais utilizado passando na frente do Internet Explorer e Mozilla Firefox. O Chrome promete ser um grande aliado na hora de usar o Chromecast.

Nem todo mundo deseja usar o celular ou tablet para acessar aplicativos de vídeos que possam ser transmitidos para o aparelho. Sme dúvidas é mais fácil e melhor acessar o Google Chrome através de seu computador pessoal e escolher então o vídeo que deseja assistir na tela grande da TV. Nos Estados Unidos onde o aparelho chegou primeiro algumas pessoas já testaram o uso do Chromecast através do Google Chrome e aprovaram a experiência. O navegador pode ser aberto tanto no computador com sistema Windows quanto com sistema Mac. A qualidade do som e da imagem transmitido é fiel e nítido ao do navegador. Basta entrar em uma página da internet normal e que possua um vídeo online na página para que o navegador Chromecast inicie a transmissão. O novo aparelho acaba com a necessidade de usar milhares de fios para interligar o computador com TV e de quebra melhora a qualidade de imagem e audio transmitidos.

Por dentro do Chromecast

Mesmo chegando há poucos dias na casa dos Norte-Americanos o Chromecast já foi desmontado e explorado e revela ter peças simples e baratas, este é um dos fatores determinantes para o seu baixo custo. Seu formato é igual a de um pendrive comum e para abrir o Chromecast basta usar qualquer ferramenta que afaste as duas “conchas” de plástico que envolvem o aparelho. Dentro destas conchas está uma placa com circuito impresso com dois chips principais.

Um chip é o processador SoC, “system-on-a-chip (sistema-em-um-chip), e o segundo é responsável pela transmissão da internet sem fio (Wi-fi). O Chromecast possui também uma placa de alumínio que dissipa o calor, o aparelho vem com conector HDMI para o televisor e uma tomada mini USB para alimentação elétrica. Um dispositivo tão simples que não existe o que consertar e dificilmente ele quebrará. Caso o Chromecast dê algum problema é mais fácil comprar outro devido ao baixo custo.

Os aplicativos Google Play Music e Google Play Movies ganharam uma versão para Chromecast, basta fazer o download no Google Play. Quando estiver com o aparelho em mãos basta pressionar um botão para ter uma infinidade de músicas e filmes com apenas um toque, eles são enviados diretamente do celular ou tablet para a TV. A compatibilidade do aparelho não é só apenas com o sistema Android, mas também com o Chrome utilizado no Windows ou a compatibilidade com o sistemas iOS.

Mesmo chegando a poucos dias no mercado, menos de uma semana, as lojas físicas e online como Best Buy, Amazon e Google Play já anunciaram o esgotamento do produto. Seu custo baixo e toda divulgação a respeito do potencial do aparelho são motivos de sobra para a venda expressiva. No dia do anúncio do Chromecast a Google também anunciou o novo Android Jelly Bean 4.3 e o novo Nexus 7. Este último é um tablet e é considerado um dos dispositivos móveis que podem enviar com facilidade conteúdo de aplicativos para o Chromecast.

Assistir os mais variados vídeos da internet no seu televisor não é novidade mais, o novo produto do Google promete uma nova experiência neste mundo. O fato de poder utilizar o Google Chrome para enviar os vídeos online para a Tv também é outro fator positivo do Chromecast.

Veja também:

One Comentário

  1. Responder
    Silvio Villares 4 de junho de 2014

    Senhores

    Como posso adquirir o Chromecast

    Grato

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Você quer baixar o
Google Chrome?