Google Chrome Pesquisa por Voz

Solte sua voz com o Google Chrome Pesquisa por Voz! Entenda. Para aumentar a acessibilidade e melhorar a praticidade das pesquisas no Google, o Google Chrome, navegador do Google, agora possui pesquisa por voz em Português. Essa novidade foi anunciada durante a última conferência da Google I/O e está disponível na última versão do Chrome, o Google Chrome 27.

A versão de pesquisa em Inglês já está à disposição dos usuários do navegador Google Chrome a algum tempo, mas agora a Google do Brasil trouxe a facilidade para pesquisas em Português. Apesar da ferramenta em Inglês ainda está mais avançada do que a em Português, a Google Brasil promete desenvolver todo o potencial da ferramenta em Português brevemente.

Para ter todas as vantagens das ferramentas Google, é importante ter o navegador da gigante das pesquisas, o Google Chrome e mantê-lo atualizado.

Google Chrome Pesquisa por Voz

Google Chrome Pesquisa por Voz. A opção veio na nova atualização do Google Chrome 27. Saiba mais.

A nova versão do navegador foi lançada semana passada, dia 21 de maio, prometendo uma melhora na velocidade de navegação de 5%, correções de bugs e atualizações importantes. Dentre essas atualizações estão melhorias no corretor ortográfico, aperfeiçoamento nas previsões de busca pela barra de endereços e suporte para API Sync FileSystem, que armazena dados enviados de maneira off-line.

A melhora da navegação acontece por melhoria nas ferramentas de agendamento de recursos inteligentes. O Google Chrome age de forma mais agressiva com a conexão ociosa do seu computador, rebaixando a prioridade de outros recursos pré-instalados, usando assim a conexão que antes eles estavam usando de maneira ociosa.

Quem já usa o navegador, a atualização para o Google Chrome 27 foi feita de forma automática. Quem não tem o navegador, é só baixar google chrome! E conhecer nosso tutorial de como fazer o download do Google Chrome.

Vantagens da Pesquisa por Voz

A pesquisa por voz foi desenvolvida pela Google por vários motivos. Ela facilita pesquisas difíceis de escrever, para palavras que você não tem muita certeza de como são escritas. Ela também facilita pesquisas mais longas, com frases inteiras ou que precisam de várias palavras-chaves para aumentar a eficiência da pesquisa.

A ferramenta, como foi dito, é útil para pessoas que têm algumas dificuldades de acessibilidade, mas também são ótimas para situações em que você quer pesquisar sem tocar no teclado. Mãos sujas, mãos ocupadas, estar distante do computador com um microfone wifi (para caso das pesquisas em inglês que respondem à pesquisa em áudio). E, claro, a pesquisa por voz é bem mais divertida.

A pesquisa por voz no Google começou no Android para facilitar a pesquisa em dispositivos móveis. Afinal, usa-se smartphones e tablets em movimento ou em situações em que parar e digitar pode ser um problema. A Google agora estende toda essa facilidade para qualquer dispositivo que consiga acessar a internet através do seu navegador, o Google Chrome.

Habilitando a Pesquisa por Voz do Google Chrome

Para a pesquisa por voz funcionar, seu computador precisa ter um microfone para captar sua voz. A grande maioria dos notebooks hoje possui microfone embutido, quem tem desktop deve comprar um microfone em separado ou um headset (fone de ouvido e microfone em conjunto). Depois, verifique se seu navegador está realmente atualizado, indo em “Sobre o Google Chrome” no menu do navegador encontrado no canto superior do mesmo. Caso o navegador não estiver atualizado, ele irá perguntar se você quer atualiza-lo logo depois de verificar a versão do navegador. Clique em atualizar e espere o processo.

Caso você já use o microfone normalmente, não é preciso mexer nas configurações do microfone, a ferramenta apenas precisa que o microfone esteja captando sua voz de forma eficiente. Caso você não esteja muito seguro do funcionamento do microfone, cheque as configurações do mesmo em Painel de Controle > Som > Gravação. Cheque se a barra ao lado do símbolo do microfone se mexe quando você fala, afaste-se e se aproxime do microfone para testar seu alcance.

Caso ele não esteja funcionando, cheque a conexão do microfone ou peça para ativar a ferramenta no mesmo painel em que você testou o microfone. Confira se ele está instalado, indo na área de dispositivos no seu Painel de Controle. Agora que o microfone foi testado, acesse www.google.com.br e clique no símbolo de microfone que existe na barra de pesquisa. Você pode também acessar essa área apertando as teclas ctr+shift+.(ponto) ao mesmo tempo. O Chrome irá abrir uma nova página e perguntar se você permite o navegador acessar o microfone. Clique em “Permitir” e fale de forma bem clara e próxima ao microfone.

É importante falar de forma clara porque essas ferramentas, principalmente no começo, possuem dificuldade em captar as palavras com perfeição se falarmos muito rápido ou com sotaque carregado (tente neutralizar ao máximo). A Google tem recursos de identificar essas variações de pronúncia, mas esse tipo de desenvolvimento acontece com o uso contínuo da ferramenta e com a ajuda dos usuários. Como a ferramenta ainda é muito recente na versão em Português, ela ainda pode ter problemas com a pronúncia.

Enquanto você falar, o símbolo vermelho que é a única coisa que existe nessa página, irá pulsar no ritmo das suas palavras. Se o símbolo não estiver pulsando, isso quer dizer que a ferramenta não está captando o som. O navegador irá, então, interpretar, corrigir e transcrever sua fala, pesquisando as palavras chaves logo a seguir.

A ferramenta de pesquisa por voz em Inglês pode responder a pesquisa por áudio, dando as URLs e nomes de páginas, sites e portais encontrados na sua pesquisa. Essa é uma propriedade dessa ferramenta que é muito útil para usuários com deficiências visuais e outros problemas de acesso, além de pesquisas à distância (com microfones sem fio).

Infelizmente, a ferramenta em Português ainda não funciona da mesma forma que a ferramenta em Inglês, por isso a pesquisa por voz apenas lhe levará a tradicional lista de páginas mais relevantes a sua pesquisa. Melhorias na ferramenta em Português ainda estão sendo feitas pela Google Brasil. Conhecedores estão prevendo que no futuro o Google Chrome possa funcionar inteiramente por comandos de voz se preciso for, não sendo necessário nenhum programa intermediário para isso.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Você quer baixar o
Google Chrome?