Google Chrome Offline

Você conhece o Google Chrome Offline? Leia e veja o que o melhor navegador web do mercado oferece.

O Google Chrome, desenvolvido pela Google™ para concorrer diretamente com os grandes navegadores do mercado (Internet Explorer e Mozilla), é hoje um dos navegadores mais completos do mercado e segundo as pesquisas feitas com usuários, o mais utilizado do mundo nos sistemas operacionais para computadores.

Google Chrome Offline

Um navegador que integra os principais recursos disponíveis na internet e as principais ferramentas solicitadas pelos usuários, como itens de segurança na rede, navegação anônima, gerenciamento de downloads e favoritos. E, além de todos esses recursos genuínos do Google Chrome, uma das grandes vantagens do navegador (tanto na versão para computadores como na versão para dispositivos móveis) é a integração com diversos serviços de outros provedores, que completam as incontáveis funcionalidades de um navegador que há muito tempo não é utilizado somente para a navegação. O Google Chrome é muito mais.
Essa integração com centenas de serviços na web é a marca registrada do navegador da Google, e a Google Chrome Store reúne todos esses serviços na forma de aplicativos, extensões e temas, disponibilizados de forma gratuita e com quase toda as extensão de itens e recursos. E um dos recursos que virou genuíno do Chrome devido à integração segura e perfeita, foi oferecido por muitos serviços que disponibilizam recursos offline para o navegador.
Como diversos usuários de notebook, dispositivos híbridos, tablets e smartphones muitas vezes não tinham o acesso à internet 3G e ficavam na dependência de uma rede wi-fi, a Google investiu na disponibilização de recursos para tornar acessível o conteúdo de interesse dos usuários, mesmo quando não conectados à internet. Isso quer dizer que o Google Chrome conta com aplicativos e extensões que possibilitam que o conteúdo online seja salvo  ou guardado na memória do computador ou dispositivo móvel, e estejam disponíveis para a consulta por ocasião de um acesso eventual fora da cobertura da rede.
Esse tipo de acesso era quase uma exigência, já que os principais fabricantes de dispositivos móveis (liderados pela Apple) investiram alto em dispositivos com acesso à rede wi-fi somente, sem poder acessar a rede 3G de qualquer operadora.

Consulta de e-mails

O primeiro recurso que a Google teve que pensar para a disponibilização offline foi o acesso ao e-mail. E como esse recurso estava diretamente ligado às pessoas que trabalham com internet e computadores, e que dependem do e-mail no seu dia a dia profissional, o recurso deveria ser o mais completo possível.

Google Chrome Offline Installer

Atendendo a essas expectativas dos utilizadores fiéis do navegador, a Google lançou o aplicativo Gmail offline, que está disponível na Chrome Web Store, e que é oferecido gratuitamente para download. Após realizar o download do aplicativo, você terá que instalá-lo no navegador, quando um pequeno ícone aparecerá ao lado da barra de endereços do seu navegador. Após realizar o login no aplicativo, o Google Chrome já realizará automaticamente a sincronização dos seus e-mails com a extensão do Chrome, e em alguns minutos todas as suas pastas já estarão disponíveis para consulta e utilização.

Como é um aplicativo que trabalha com internet para a sincronização, você não poderá (obviamente) receber ou enviar e-mails quando estiver offline, mas após a sincronização inicial todos os e-mails recebidos até o momento estarão disponíveis para consulta e leitura, justamente como os principais clientes de e-mail que trabalham offline. A instalação é rápida e a sincronização depende da sua conexão com a internet, mas o aplicativo no geral é muito leve e funciona com perfeição. Sua interface é clara e organizada, sendo muitas vezes preferencial ao trabalho com o webmail do Gmail.

 

Outros recursos do Google Chrome Offline

A interação com os aplicativos offline não se resumem à consulta de e-mails, sendo disponibilizados muitos outros recursos interessantes e úteis. Um dos recursos interessantes que possuem integração com o Chrome vem do aplicativo Pocket (antigo ReaditLater). O aplicativo salva matérias (entre textos e imagens) e inclusive disponibiliza páginas web completas, para que possam ser consultadas em modo offline. O aplicativo, que antes era apenas direcionado para dispositivos móveis (a sua maior vocação), hoje está disponível gratuitamente na Chrome Web Store.

 

Outros aplicativos disponíveis para a consulta offline são muito úteis não só para profissionais da internet e computação, como para qualquer pessoa que precise levar seus principais arquivos consigo no seu computador ou dispositivo. Os aplicativos Box, Dropbox e Icloud são feitos para isso. Criam um espaço (como um HD) virtual, na forma de diretórios pessoais, onde você pode facilmente realizar o upload dos seus arquivos e consultá-los quando não estiver conectado.

Esses aplicativos também servem para sincronizar o conteúdo de diversos dispositivos, sendo que em computadores e dispositivos móveis você poderá configurar a mesma conta e contar com seus arquivos sempre à mão. Esses recursos muito úteis são dependentes de contas que o usuário cria na web, e que podem contar com um upgrade para aumentar o espaço disponível. A versão básica dos aplicativos possui um armazenamento médio, e pagando pelo serviço o usuário pode aumentar essa cota se necessário.

Lembrando que há sempre a necessidade da sincronização com a internet, o que significa que praticamente todos os dias o usuário deve conectar o seu dispositivo para atualizar os dados modificados por ele,e torná-los disponíveis sempre.

 

Evernote

Ganha destaque no armazenamento e navegação offline o aclamado aplicativo Evernote, que conta agora com novos recursos para consultas offline. As novas extensões para navegador Evernote Clipper e Evernote Clearly estão disponíveis também na Chrome Web Store, e quando instalados preparam pequenos botões ao lado da barra de ferramentas. Quando acionadas, as extensões podem facilmente capturar prints de tela, artigos de blogs e páginas com conteúdo textual e de imagens, ou páginas web inteiras, tornando-as disponíveis offline através do aplicativo para desktop Evernote. Para os usuários de dispositivos móveis, é necessário uma conta premium no aplicativo para que os artigos e notas estejam disponíveis nos tablets e smartphones no modo offline.

Com todos os recursos disponíveis hoje para o Google Chrome, o navegador alcançou uma excelente projeção no trabalho de conteúdo offline, oferecendo novas alternativas para blogueiros, web designers, redatores, escritores ou qualquer profissional que tenha no conteúdo da web sua fonte de renda. E, pela praticidade de todos os recursos, qualquer pessoa que precise deles poderá utilizá-los de forma pessoal sem qualquer problema.

 

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Você quer baixar o
Google Chrome?