Google Chrome Canary

Conheça a tecnologia que o Google Chrome Canary oferece, leia e fique por dentro!

O navegador da Google já é desde tempos atrás o mais utilizado pelos internautas para todo o tipo de navegação, incluindo navegação offline em dispositivos móveis e computadores nas diferentes plataformas. E, desde que superou as expectativas do mercado e alcançou a liderança ultrapassando a marca de usuários pelo Mozilla e pelo Internet Explorer (navegadores mais utilizados desde então), o Google Chrome passou a ter a colaboração de milhões de usuários por todo o mundo, que testavam os novos recursos e enviavam as suas opiniões, ajudando pouco a pouco a melhorar o navegador e fazer com que ele atendesse a todas as necessidades dos usuários mundo afora. Esse feedback tornou-se essencial para o crescimento do navegador , que adquiriu certa cumplicidade com os usuários, que trabalhavam ativamente na opinião aos novos recursos disponíveis e com sugestões para novos.

 

Após essa experiência de sucesso, a Google resolveu lançar uma nova plataforma que fosse a primeira a receber os testes de novos itens e todas as modificações de características e funcionalidades do Chrome, e funcionasse como uma plataforma de testes para os usuários e pela empresa criadora. A diferença entre criar uma plataforma de testes padrão ao invés de lançar novas e mais novas versões do navegador no modo “beta” é que, identificado pelos usuários como um navegador teste, as falhas e problemas encontrados não mais seriam associados ao navegador padrão e principal, e incentivaria os usuários nessa coparticipação por um navegador mais funcional de seguro. O resultado fez mais sucesso do que o esperado, e o número de downloads do Google Chrome  Canary é muito grande nos principais sites que disponibilizam o software. Com isso, a Google aumenta a sua simpatia entre seus principais utilizadores, que sentem que a empresa se preocupa com o bom funcionamento dos seus produtos e levam constantemente em consideração os comentários e opiniões dos internautas e profissionais da internet.

Google Chrome Canary

Google Chrome Canary

Sou beta!

Google Chrome Canary não está identificado logo de cara como o navegador de testes. E algumas versões anteriores ele possuía tema e ícone próprios, mas nas últimas versões (já estamos na vigésima sétima) ele imitou o Chrome original em quase tudo. A única diferença que os usuários vão notar de cara é na aba “sobre”, onde o nome Canary está em destaque para que seja identificado com clareza. Além disso, a sua vocação para ser beta pode ser verificada na opção que o torna automaticamente após a instalação como navegador padrão do sistema operacional, que já vem desabilitada de fábrica. Isso deixa claro que a Google não pretende que o Google Chrome Canary seja o navegador mais utilizado pelos usuários, mas sim que fique em segundo plano como navegador secundário, acrescentando funcionalidade e rapidez às navegações usuais dos utilizadores. Ainda sim, se o usuário estiver com outro navegador que não seja da Google instalado, poderá comparar a velocidade e recursos do novo navegador (mesmo beta) e constatar certa superioridade do produto no estado bruto.

Principais recursos e diferenças

download (66)

Ao tentar instalarGoogle Chrome Canary, o usuário já recebe a mensagem de que aquele não é um navegador comum. Segundo o título “não é adequado aos fracos de coração”, a Google informa logo de início que esse navegador pode ser dividido, e que o usuário poderá sofrer variações no serviço por esse motivo. Outra informação que o usuário recebe pela instalação do Google Chrome Canary é que ele sofrerá atualizações quase diárias, notificadas pela Google como atualizações noturnas. Isso quer dizer que novos recursos surgem todos os dias para o teste dos internautas, e que muitos recursos agora em uso podem ser revistos, atualizados ou simplesmente retirados se houver qualquer problema relacionado.

A característica principal de um software beta são as constantes incompatibilidades e possíveis erros na execução de alguns dos recursos, e mesmo que isso não seja constante no Google Chrome Canary, pode acontecer com certa frequência. Os usuários devem ficar atentos a esses detalhes quando iniciarem a utilização de um navegador que está em constante atualização e que serve de testes para o principal (ou Google Chrome Stable).

Um dos principais recursos que acompanham essa vigésima sétima edição do Google Chrome Canary é a identificação rápida de abas que estejam tocando qualquer tipo de áudio. Esse recurso, como qualquer pessoa que utiliza a internet pode atestar, é de extrema utilidade e evita muitos transtornos. Muitas vezes algumas abas que você abre em pesquisas e na navegação do dia a dia possuem um pequeno vídeo embutido, uma mensagem de propaganda de áudio ou um player de música em qualquer formato. Você não consegue de cara identificar de que página aquele som ou música está vindo, e inicia uma busca frenética para dar um fim ao áudio indesejado (principalmente se você está com muitas abas abertas e com o volume alto, tentando ouvir a sua própria música ou seu próprio vídeo). Nessa nova versão o Google Chrome Canary, no ícone da aba que identifica a página web (o popular Favicon), será mostrado uma pequena animação, como se fosse a variação de volume dos principais players do mercado. Com essa fácil identificação, o usuário poderá facilmente resolver o problema, inclusive fechando determinada aba se necessário.

Demais atualizações

Essa atualização citada acima é a mais visível da nova versão, mas como já foi explicado novos recursos para o Google Chrome Canary podem surgir da noite para o dia, e é interessante que esse checkup seja feito pelo usuário sempre. Não só para identificar os problemas potenciais de incompatibilidade, mas também para saber quais recursos foram melhorados e quais estão em constante desenvolvimento. Isso pode parecer uma desvantagem, mas na verdade não é, pensando que todo usuário estará utilizando o navegador como secundário no seu sistema operacional. Se você tiver outro navegador padrão (como o Chrome original, por exemplo), as atualizações e erros do novo navegador não afetam o seu trabalho ou a sua navegação, e você acaba aproveitando apenas a melhor parte de todo o processo. Vá até a sua página de downloads favorita e baixe o Google Chrome Canary como teste, ou realize o download diretamente da Google, que oferece dicas e informações úteis na sua utilização.

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>